quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chega a ser engraçado...


O homem moderno tem corrido cada vez mais em busca de comodidades e conforto como:

Carro
Moto
Sofá
Controle Remoto
Computador
Video Game
Ar condicionado
Elevador
Escada Rolante

E por todo esse conforto em alguns casos vão-se anualmente milhares de reais, confortos que nos fazem gastar cada vez menos calorias, mas com a mesma certeza, gastar mais dinheiro.

Sem o conforto e comodidades da modernidade, não existiriam as academias de ginástica, e o homem moderno não precisaria fazer o caminho inverso, e passar agora a gastar ainda mais dinheiro, desta vez para gastar as calorias acumuladas, já que gastou menos calorias com as diversas comodidades. Desta vez a gastança será com: mensalidade de academias, lipoescultura, tratamento contra-obesidade, etc, etc, etc.

Não seria mais fácil gastar menos dinheiro, ter menos comodidade, gastar mais calorias naturalmente e não precisar desembolsar com academias ou tratamentos mirabolantes¿

As academias só existem por que as pessoas, usam cada vez menos escadas, cada vez menos caminham, cada vez menos se levantam, cada vez menos se exercitam. Não precisamos fazer coisas grandiosas para manter ou perder peso, mas sim recuperar antigos hábitos.

Aboli escadas rolantes e elevadores à 1 ano da minha vida, seja no Metrô, seja para subir ao 7º andar do prédio onde trabalho.

Olhem ao derredor, todo esforço físico leva a queima de caloria, sendo as calorias o combustível do corpo humano, se não gastamos calorias, acumulamos gordura.

Não para por aí, o próprio ganha pão do ser humano nas grandes cidades, dependem hoje cada vez menos de esforço físico, vocês já viram o perfil físico de quem trabalha em Call Center¿

Em desenhos antigos da humanidade, sejam em cavernas, sejam em manuscritos, não me lembro de ter visto, nenhum obeso retratado, naquela época não existiam os confortos e comodidades de hoje e também não existiam: fast food, requeijão, nachos, pizza com infinitos sabores, refrigerante, macarrão, chocolate, pastel, etc.

Se buscamos a cada dia novos prazeres, gastronomicamente falando, seria muito mais inteligente, buscarmos cada vez mais maneiras de gastarmos naturalmente aquilo que ingerimos. Quando digo naturalmente, digo afazeres e atividades do dia-a-dia.

Chega a ser insano pagar para suar!Se suar deveria ser gratuito!
Texto de Gisele Késsia (se utilizá-lo não esqueça de citar os créditos).

3 comentários:

simplifique disse...

Ótimo texto.
Hj, no jornal de bairros da zona sul, há um texto sobre os jogos de futebol de areia que havia na praia da urca. agora, nas férias, as crianças jogam video game, espero que o meu filho não siga esse caminho. Se puxar o pai, não vai com certeza.

Jorge Cerqueira disse...

Amiga Gisele, muito bom o texto parabéns, realmente hj em dia por causa da tecnologia tem feito muita gente a ficar com muito peso e correr para a academia, um amigo uma vez me disse que é a tal da GLOBALIZAÇÃO.

Valeu menina parabéns pela crônica.

Boas passadas.

JORGE CERQUEIRA

Fabi ♥♥♥ disse...

Muito bom seu post...o sedentárismo tomo conta das pessoas hoje.
Eu tive um infância muito boa,brincava na rua e corri pra cima e pra baixo...acho que é por isso que não gosto de vídeo game...rs
Parabéns pelo post você disse tudo!

Bons Kms.