Pernocas assim...Só correndo!

Correr liberta a mente, o corpo e o espírito.

Correr ao ar livre, remete à libertade

Alguns preferem correr engaiolados como hamsters, mas sentir o ar puro e o vento no corpo é indescritível!

Mel e frutas = Saúde

Ingira alimentos orgânicos, são mais nutritivos e saudáveis.

Carboidratos são necessários, mas prefira os de baixo índice glicêmico

Eles nos dão energia para concluir uma boa corrida, ainda mais se forem de distâncias longas.

Fibras para expurgar do organismo o "lixo"

Quer emagrecer e se manter saudável? Aumente a ingestão de fibras.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

A páscoa tá aí....e agora? Posso comer chocolate?

Gente eu amoOoOo!!! Chocolate!!!!

São as minhas "endorfinas ingeridas", é incrível o poder que o chocolate tem no meu organismo. Meu marido que não é bobo nem nada, tem reservas de chocolate escondidas pela casa, para momentos "monstro". Embora eu proíba ele de comprar, pois tenho uma teoria que se não tem em casa você não come e consequemente não engorda...ele me "desobedece" e para sua sanidade mental, quando me vê muito estressada, ele saca sua arma mortal para o mal humor e diz: Olha Gi: O que eu tenho para dar uma desestressada. kkkkkk

Dias desses uma das minhas gêmeas a Rafaela, nos viu conversando sobre isso e pergunto: -Mas é verdade mãe? Funciona mesmo? kkkkkkk

Como o tema hoje é esse, compartilho com vocês um texto que recebi hoje em meu e´mail do Sucos Detox do André Abhen Atar.

Chocolate que faz bem
 Normalmente o lugar que eu frequento para fazer minhas compras é um ortifrut, mas hoje foi a outro mercado e reparei que as prateleiras estão abarrotadas de opções de ovos de pascoa saindo por todos os lados repletos de promoções, dai fui ler a tabela nutricional de um desses ovos e percebi a quantidade de gorduras e tudo mais de sua composição. Até entendo que a páscoa é a época do ano mais esperada pelos “chocólatras” de plantão e a tendência ao exagero exige cuidados redobrados.
O chocolate, do ponto de vista nutricional, pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação, por conter fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio.
Mesmo muita gente acreditando que que chocolate deve ser banido de uma alimentação saudável por ter bastante calorias e gorduras, muitos estudos mostram que alguns tipos de chocolates são benéficos à saúde, principalmente devido à presença de cacau em sua composição.
O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis que podemos encontrar em nossa alimentação, substâncias essas com poder antioxidante e que desempenham um papel importante na prevenção da oxidação do LDL-colesterol e inibe de processos inflamatórios no organismo, impedindo assim o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão.
Dessa forma, a quantidade de cacau presente no chocolate é fundamental para proporcionar esses benefícios à saúde. Portanto, na hora de escolher o chocolate, é indicado escolher aqueles com maior quantidade de cacau em sua formulação, ou seja, os chocolates amargos. Também vale lembrar, que mesmo apresentando todos os benefícios dos antioxidantes, o chocolate é um alimento de alto valor energético e deve ser consumido com cuidado.
Já existe no mercado ovos de Páscoa especiais como os diet/light, sem lactose, sem glúten, de soja. São opções para pessoas que necessitam seguir dietas especiais como: intolerantes ou alérgicos ao leite e derivados, celíacos e diabéticos. Contudo, é bom lembrar que esses chocolates devem ser utilizados com orientação, pois no caso do chocolate diet a quantidade de gordura presente é geralmente maior, não sendo indicado para indivíduos com colesterol alto ou sobrepeso.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

5ª Corrida UNIT




Me preparando para a 5ª Corrida Unit, na mesma data vai ocorrer a corrida de Lagarto. Que pena duas corridas no mesmo dia!!! 
Sergipe já tem tão poucas corridas e essa coincidência no calendário, faz com que deixemos de ter a oportunidade de correr em boas provas.

Mas como a vida é feita de escolhas, ficarei em Aracaju mesmo!

Calendário de corridas de Aracaju - versão 3 atualizada


O calendário de corridas de rua de Sergipe sofre alterações constantes...não há nenhum centralizador dessas informações no Estado, então vamos lá para a versão 3.





domingo, 13 de abril de 2014

28 fatos incríveis sobre o beijo

1 Os Hershey’s Kisses têm este nome porque a máquina que os fabrica parece beijar a esteira transportadora ao depositar o chocolate.
 
2 Metade das pessoas tem o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.

3 Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico. É por isso que um casal pode sentir euforia ou êxtase durante um beijo.

4‘Beijo de borboleta’ é o nome dado a uma espécie infantil de beijo onde se esfrega suavemente os cílios no nariz ou bochechas de outra pessoa, com o movimento da pálpebra.

5 O beijo de língua é chamado de “união de almas” na França. Comumente os franceses são atribuidos pela invenção deste tipo de beijo.

6 O prazer do beijo pode estar ligado ao fato do tato labial ser duzentas vezes mais sensível do que o tato nos dedos.

7 Uma mulher beija uma média de 80 homens antes de casar, de acordo com estatísticas estado-unidenses.
8 Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar a miríade de emoções no rosto do parceiro (a).

9 Nos tempos medievais os beijos eram levados a sério. Se um casal era pego “nos agarros” poderia ser forçado a casar.

10 Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e Coréias. Os beijos japoneses típicos são ‘beijocas’ para nós e parecem ter sido criados para censurar a ‘perda da moral’ do ocidente. Um casal japonês deve manter certa distância antes de se curvarem de ousar se curvar para encostarem os lábios por um segundo.

11 Em alguns locais ou certas ocasiões beijar é crime. Nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode “beije habitualmente seres humanos”, na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa no domingo.

12 O beijo mais longo durou 31 horas e foi realizado para um programa de televisão chamado “Ricki Lake” em 2002, na cidade de New Jersey.

13 A palavra ‘ósculo’ é sinônimo de ‘beijo’ em português. A palavra é originada do latim ‘osculum’, que significa ‘boca pequena’, ou seja, o movimento feito com os lábios no momento do beijo.

14 Em algumas tribos africanas se presta homenagem ao chefe ao beijar o chão por onde ele passou.

15 Nos EUA os beijos nas bochechas só são dados por pessoas íntimas e não é o cumprimento padrão como no Brasil ou na Europa.

16 A etiqueta vitoriana exigia que o homem se curvasse para beijar a mão das damas.

17 Na Rússia, o maior sinal de reconhecimento era um beijo do Czar.

18 Os antigos romanos beijavam uns aos outros nos olhos ou na boca como cumprimento.

19 Mas ao contrário da crença popular os esquimós não apenas esfregam os narizes uns contra os outros para mostrar afeto e amor. Assim que os narizes se encontram eles abre um pouco suas bocas. Em seguida eles inspiram profundamente e solta o ar pelo narizes, com os lábios cerrados. Depois de saborear os aromas uns dos outros, os parceiros pressionam o nariz contra as bochechas uns dos outros e ficam parados nessa posição por um ou dois minutos.

20 Os esquimós, polinésios e malásios esfregam os narizes ao invés de beijar.

21 Uma pessoa comum passa 20.160 minutos (14 dias) da sua vida beijando.

22 Estima-se que os homens que beijam suas esposas ao se despedir, antes de sair de casa, vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que apenas batem a porta. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito.

23 Beijar apaixonadamente por 90 segundos eleva a pressão sanguínea e causa aceleramento cardíaco. Aumenta o nível de hormônios no sangue reduzindo a expectativa de vida em um minuto.

24 Beijar ajuda a prevenir contra cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca.

25 Quem beija troca saliva contendo diversas substâncias como gordura, sais minerais, proteínas, etc. A troca destas substâncias pode incentivar a produção

26 Um beijo romântico rápido queima entre uma e três calorias. Um beijo de boca aberta com contato de língua de curta duração pode queimar cinco calorias. Um beijo de um minuto pode gastar até 26 calorias. Isso é o dobro do gasto de uma corrida intensa, na subida.

27 Durante o ato do beijo você coloca 29 músculos faciais em movimento. Em outras palavras o beijo pode ser usado como exercício eficiente para prevenir o aparecimento de rugas.
de anticorpos pela sua relação com antígenos associados a diferentes doenças.

28 Beijar ajudar a relaxar e a reduzir os efeitos do estresse.


Fonte: http://hypescience.com/beijar-emagrece-dieta/3/

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Roupas de ginástica - transparente #SQN

Uma situação inusitada e a princípio ridícula vem me chamando atenção.

Várias fotos de mulheres com calça preta transparente, mostrando muuuito mais do que deveriam - inclusive absorvente, e juntamente com as fotos várias pessoas criticando as mulheres como se as mesmas tivessem consciência que estão expostas.

Com a pulga atrás da orelha, comecei a observar no parque onde corro, as mulheres vestidas com calças e aparentemente nenhuma exposição. Até que ao passar pelo post com luz intensa a calça que até então era discrição pura, se transformou em uma verdadeira segunda pele, expondo tudo aquilo que deveria ser mistério.

Minha observação foi além, e vi que modelos e marcas diferentes possuíam a mesma característica tornando a intimidade da mulher totalmente vulnerável. Inclusive marcas caras (sim marcas caras). 

Durante a minha pesquisa, também identifiquei que outro vilão "desnudador" seriam os flashes das câmeras fotográficas, que revelam até a etiqueta uterina. kkkkk

Então gente antes de partir por efeito manada (ir com a maioria)...pare, observe, reflita, forme sua própria opinião sem interferências...isso gera inteligência e inteligência gera solução.  ;)

Já observaram que várias calças e shorts agora tem uma sainha por cima? Seria para tentar "proteger" a intimidade das consumidoras de suas marcas? Não sei...só sei que quem deveriam ser expostas, não são as mulheres e sim as empresas que vendem tais produtos, podendo até mesmo ser processadas.

Não quero falar aqui daquelas calças que já são compradas justamente por serem transparentes, por aquelas mulheres que querem "causar", mas sim daquelas que compram a calça e não tem noção que as mesmas se tornam transparentes dependendo ao tipo de luz, ou iluminação a que são expostas.


segunda-feira, 31 de março de 2014

Cidade de Aracaju e Net entregam projeto de mobilidade urbanda - Caju Bike

Ontem foi inaugurado na Orla da Atalaia um projeto de mobilidade urbana: O Caju Bike.

A população costuma reclamar do poder público pela ausência de iniciativas para melhora da qualidade de vida, vamos acompanhar o cuidado que será dado ao projeto e se nós os cidadãos, vamos ajudar também como fiscais.

Prefeito entrega o Caju Bike

30/03/2014 - 15h46
clique para ampliarFotos: André Moreira
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Continuando os investimentos em mobilidade urbana e principalmente em alternativas que melhorem a qualidade de vida do aracajuano, o prefeito João Alves Filho e o vice-prefeito José Carlos Machado entregaram hoje, 30, à população, na Orla da Atalaia, o Caju Bike. Um sistema composto por estações com bicicletas espalhadas pela cidade, onde qualquer pessoa pode utilizar para prática de atividade física, ou até mesmo como meio de transporte.
A ideia foi implantada de forma semelhante em várias cidades do Brasil e no exterior. Foram entregues hoje cinco estações com 50 bicicletas. Até o final de maio, os aracajuanos terão 20 estações com 200 bicicletas disponíveis em vários bairros da capital.
Geograficamente, Aracaju, em maior parte, é plana, e os aproximados 60 km de ciclovias favorecem o uso de bicicletas como prática esportiva. Outra alternativa é usá-la também para deslocamento na cidade, o que, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, evita-se os transtornos causados pelo excesso de veículos que transitam atualmente na cidade.
O prefeito de Aracaju disse que conheceu esse sistema no exterior, e que a implantação do Caju Bike na capital sergipana é a realização de um sonho. João Alves ainda anunciou ampliação das ciclovias.
"Quando conheci esse sistema em Paris percebi que Aracaju era a cidade ideal para a implantação das bicicletas compartilhadas. Hoje já existem em várias cidades do Brasil como São Paulo, Salvador e Recife. Nessas cidades, a grande dificuldade é a inexistência ou quantidade insuficiente de ciclovias. Em nossa capital são 55 km de ciclovias e em dois anos teremos o dobro. Serão 110 km de pistas exclusivas para os ciclistas", destacou o prefeito.
Para poder utilizar o serviço basta realizar um cadastro pela internet com as informações necessárias ou no próprio painel existente nas estações. Outra opção é fazer o cadastramento através do aplicativo para celular, que já está disponível para os cidadãos.
"Essa é mais uma alternativa segura e saudável. Com a mensalidade no valor de R$ 10 o cidadão pode utilizar a bicicleta quantas vezes quiser durante os 30 dias, com intervalos de 15 minutos entre as horas de uso", explicou o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, pontuando que, a população ainda pode fazer a opção de apenas ter a bicicleta por um dia.
A grande parceira da Prefeitura de Aracaju para a implantação do Caju Bike foi com a empresa Net, que proporcionou a possibilidade melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos através do sistema de bicicletas compartilhadas. De acordo com o gerente de operações da NET em Aracaju, André Haji, "essa parceria é um presente que a empresa dá a toda a população da capital. Entendo que esse é um projeto de mobilidade urbana e voltado para a saúde da população. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns".

http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=58563

terça-feira, 25 de março de 2014

Tríade da mulher atleta - cuidado com o exagero nos exercícios!

Moderação é a palavra de ordem também para os exercícios

A síndrome da Tríade da Mulher Atleta é a prova de que tudo em excesso pode fazer mal. Nessa condição clínica, as mulheres sofrem com osteoporose, distúrbios alimentares e diminuição da menstruação - que pode chegar a parar.

Tudo isso por fazer exercícios demais e não se alimentar ou dormir corretamente.

Parece exagerado dizer que uma rotina de exercícios pode causar tantos problemas, mas é possível. Como diz a Profª Dra. Maíta Poli de Araujo, pós-doutora em ginecologia e especialista em medicina esportiva: "Essa condição é caracterizada pela baixa disponibilidade energética associada à baixa densidade mineral óssea e disfunções menstruais", explica. O distúrbio pode se manifestar na presença de um ou mais destes componentes.

A disponibilidade energética é definida como a energia restante após uma atividade. "Um balanço energético negativo, como comer pouco e treinar muito, pode desencadear os outros componentes da Tríade. E, por interferir no controle neuroendócrino, provoca alterações menstruais, como deixar o ciclo mais longo, ou amenorreia (ausência de menstruação)", alerta a Dra. Araujo.

As alterações menstruais, causadas pelo balanço energético negativo, podem resultar na diminuição do estrogênio - principal hormônio do corpo feminino -, e é aí que se fecha o triângulo. Dentre as diversas funções do estrogênio está a de remodelação óssea e quando esta apresenta problemas, a densidade mineral óssea é prejudicada, provocando a osteoporose.

Existem grupos de risco para a Tríade?

Alguns exercícios aumentam as chances de a mulher desenvolver essa condição, como é o caso da ginástica rítmica, saltos ornamentais e ballet - esportes que lidam com biótipos magros - ou que fazem controle de peso, como judô e boxe. O professor de educação física Daniel Paulino acrescenta: "Exercícios que induzem a redução acentuada da massa corporal, como os de ‘endurance’, também favorecem o desenvolvimento da condição".

"Para que o treinamento seja bem sucedido, a carga de treino deve ser compatível com cada indivíduo, o repouso deve ser preservado e a alimentação adequada", finaliza o professor.

Caso a Tríade da Mulher Atleta já tenha se estabelecido em seu organismo, diminua o volume de treino, garantindo um balanço energético favorável. Procure ajuda de médicos, nutricionistas, ginecologistas e até mesmo psicólogos - no caso de distúrbios mais graves como anorexia e bulimia.

Mas não esqueça que o melhor tratamento é a prevenção. Certifique-se de que seus exames periódicos estão em dia, faça acompanhamento físico sempre que se exercitar e preze pela moderação, comendo e dormindo regular e corretamente.

fonte: http://maisequilibrio.com.br/bem-estar/triade-da-mulher-atleta-cuidado-com-o-exagero-nos-exercicios-7-1-6-876.html

Jovem inovador cria tênis que carrega celular com os passos

Se isso for verdade e se concretizar, além de uma solução para energia elétrica, se achou uma solução para obesidade.

Tomara.

Victor Caputo, de EXAME.com

21/03/2014 15:53

São Paulo – Um garoto indiano de 17 anos inventou um gadget bem útil. Rajesh Adhikari desenvolveu, dentro da própria casa, um tênis que é capaz de carregar a bateria de um telefone. Ele usa apenas a energia gerada pelos passos de quem usa o tênis.

A ideia de Adhikari veio de um problema corriqueiro em sua cidade, Nainital, no norte da Índia. Em períodos de nevascas, não é difícil que a cidade fique completamente sem energia elétrica. Para permitir que seus conterrâneos carreguem a bateria do celular, ele pensou no tênis. Ele é completamente à prova d’água, para não trazer problemas de curto circuito.

A tecnologia ainda é primitiva. A saída do fio fica na parte externa do tênis. Na demonstração neste vídeo, Adhikari usa um fio curto, o faz com que o celular precise ficar perto do tênis.

Ainda no vídeo, Adhikari mostra que também é possível usar o tênis para fazer funcionar uma pequena lanterna. Isso deve ser útil para os mesmos apagões que a cidade presencia.

Adhikari está ambicioso com o projeto. O próximo passo, segundo ele, é conseguir desenvolver uma forma de carregar o celular sem usar cabos. Assim, seria possível que a energia chegasse até o celular mesmo com ele dentro do bolso.

quarta-feira, 19 de março de 2014

E agora? Quanto tempo descansar, depois de uma prova de 25km?


My God!!! Esse negócio de correr vicia mesmo...Há 3 meses eu treino todos os dias da semana e desde a prova de segunda-feira estou de molho, não por causa da prova confesso, mas por causa de uma cirurgia que fiz na boca no dia seguinte. Estou proibida de me exercitar por 03 dias...e já tá me dando um comichão! Me sentindo estranha, traindo meu corpo, minha mente, minhas emoções.
Aí pesquisando eu achei esse texto, e descobri o tempo ideal de descanso após uma meia maratona.

Beijinhos endorfinados

Até provas de 10 km, dois dias de repouso são suficientes


Depois dos esforços feitos durante a competição, todo corredor precisa de dias de descanso antes de retomar os treinos. "Essa é uma orientação que varia de acordo com a distância percorrida, o condicionamento de cada pessoa e as condições em que termina a prova, considerando os desgastes físicos e psicológicos", pondera Henrique Cabrita, médico do esporte, especialista em ortopedia e cirurgia do quadril do Instituto Vita, de São Paulo (SP).

O tempo varia de acordo com a distância completada na competição e o condicionamento físico do corredor, mas, antes de retomar os treinos, será preciso reservar de uma semana a um mês para se recuperar dos esforços realizados Foto: Shutterstock

Após provas de 5 km ou 10 km em que não se buscou performance no limite, em geral, bastam um ou dois dias de repouso ou treino leve para uma boa recuperação. Em seguida, pode-se voltar aos treinamentos habituais. "No caso das meias-maratonas, é indicado dois dias de descanso, além de evitar sessões de qualidade de três a cinco dias", orienta Cabrita.


Em provas mais longas 
Entretanto, em relação às maratonas, esse processo de recuperação será mais lento devido não apenas aos desgastes da prova como também da preparação que exige mais dos corredores. "O corpo demora mais ou menos de três a quatro semanas para se restabelecer. Na semana seguinte, é possível praticar corridas em ritmo moderado. Mas não aconselharia ultrapassar 8 km ou 10 km em cada sessão nas duas ou três semanas posteriores aos 42 km", aponta Cabrita.
"Os treinos regenerativos no período depois da competição devem manter uma intensidade confortável, em torno de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Essa atividade leve ajudará a ativar a circulação, facilitando a recuperação muscular", diz Filipe Aragão, diretor-técnico da Time Assessoria Esportiva, de Brasília (DF). "Quanto à musculação, pode ser retomada em torno de três dias após a prova", conclui, concordando que os treinos leves antes da volta à programação rotineira duram, em média, uma semana para provas de 10 km, 15 dias para meias-maratonas e um mês para as maratonas.

Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte:http://esportes.terra.com.br/atletismo/corrida-de-rua/medicina-do-esporte/ate-provas-de-10-km-dois-dias-de-repouso-sao-suficientes,411871b0687aa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html