quinta-feira, 4 de junho de 2009

Correndo atrás para não ficar no prejuízo...



É natural haver aumento do apetite nos dias frios, porém, é importante ter cuidado com os “exageros” típicos do inverno.

Nesta época é comum os pratos se tornarem mais calóricos. A temperatura cai e com isso muitas vezes bate aquela vontade de comer uma fondue ou tomar um chocolate quente. A explicação disso é que no inverno o gasto energético é maior, o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal.

Apesar da fome que aumenta nesta época, ser justificada pela reação natural do corpo em busca de mais energia, é bom não abusar.

Por isso substitua as saladas pelas sopas...
Agora esqueça o consumo das sopas industrializadas...no inverno é bom optar por receitas caseiras e ingredientes naturais que proporcionam maior saciedade e alimentam, além de ser mais saudável.

Quanto aos doces (tão desejados nesta época)...
Troque o chocolate quente convencional pelo preparado com leite desnatado.
Para a sobremesa, a dica é: "Aquecer frutas como maça, pêra e banana por 20 a 30 segundos no forno de microondas e depois polvilhar com canela em pó (ingrediente muito digestivo e antioxidante)".

Aproveite para abusar dos chás...principalmente do chá o Branco que contém:
 Manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2;
 Rico em substâncias antioxidante.
Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

Aliando estes cuidados a corrida constante, tanto a saúde quanto a boa forma estarão garantidas para quando chegar o verão...


Bons treinos à todos !

9 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Olá Cris, bom dia, mais um post interessante parabéns, realmente temos que ter cuidado mesmo com o frio. Pois hj de manhã aqui no Rio, às 6 horas estava fazendo muito frio e fazendo 10 graus, com muita neblina, durante o treino parecia que as minhas mãos iriam congelar, imagina só se aqui hj estava fazendo 10 graus com muito frio eu fico imaginando ai em SP que é mais frio do aqui...
Cris cuidado com o frio hein, olha as calorias...rsss...
Bons treinos.
Bjs

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Fernando Andrade. disse...

Curioso, Cris

Enquanto desse lado começa a haver preocupações com frio, nós aqui vamos-nos preparando para o calor e para a necessidade de protegermos a pele do sol durante a corrida.
"Malhas que a geografia tece".
Beijinho e boas corridas.
FA

Fabio Martins de França disse...

Ola Chris, sei que comer no iverno é ruim e precisa tomar cuidado mas que um chocolate quente é muito ehhh. Um abraço. Fabio

simplifique disse...

oi cris, valeu o comentario.
realmente, deixei uns kilos por aí.
agora, acho que cheguei no limite. mas, sinceramente, tirei os excessos e controlei as gorduras. tudo para reduzir o triglicerideos, estou vendo que o meu corpo deve ter dificuldades. mas, é isso, mais um motivo para correr e me alimentar bem. ah, e tb tenho desculpa ....

Mayumi disse...

Oi, Cris:
Comendo bastante? Rs. O frio, realmente está demais, né? Mas, aquecidos com uma sopa e uma sobremesa quente (obrigada pela dica!), vamos acumulando energia pra correr! Bons treinos!

Unknown disse...

Cri Cri Maria Braga, ótimas receitinhas ... já fiz a com maçãs com canela...
Vou fazer as outras, e os chás sempre abuso ...

Abraços e Beijos ...

ops. Faltou alguém cadê o louro JOSÉ ?

FREE ATLETA disse...

Só correndo p/ esquentar rsrs. Valeu Cris...

Anônimo disse...

Definitivamente nãããão primaaaaaa. prefiro comer tudo que gosto e tirar o atraso queimando as calorias depois afinal veja: o Phelps consome umas 15000 calorias e depois gasta tudo na piscina. Sou adepta desta prática. (Se bem que ainda estou na parte do consumo e não na queima).

Anônimo disse...

vejam só
não estou querendo ser exemplo de mau exemplo...rs
quis dizer que desde que você gaste toda a energia que poe pra dentro não tem problema colocar pra dentro rs
é matemático: se você consome mais do que gasta, a caloria sobra e você engorda, se gasta mais do que consome, emagrece
e o ideal, se você consome e gasta na mesma proporção você mantém seu peso e de maneira saudável...
então sou a favor de que comam muito desde que você faça exercício físico pra não engordar e pra manter sua saúde...