segunda-feira, 31 de março de 2008

Ciência prova que correr 'dá barato'




A história de como iniciei a correr seria um dos meus próximos posts, vou aproveitar esta matéria e antecipá-lo:

Minha amiga Cris Folgas é corredora de rua a algum tempo, já havia me falado dos benefícios da corrida, mas na época que ela me apresentou eu estava em uma fase que não me levou a dar muita atenção ao tema.

No início deste ano ela retomou este tema comigo e começou a me enviar boletins de site como http://www.ativo.com/, onde existe o calendário anual das corridas.

Cris, me convidou para o Circuito Vênus – 09/03/2008 5Km no Jockey Club em SPaulo, a princípio pensei:

- Se subir os 5 andares diariamente já me deixa sem fôlego, imagina correr 5Km! Sou uma pessoa que adora de desafios, e também pensei:

- Por que não? Vai que eu gosto!

Meu objetivo para esta primeira corrida era completar a prova, eu estava sem muito preparo, já que eu continuava a subir os 5 andares diariamente e fazer 45 minutos de ergométrica.


E não é que eu gostei! Me fez super bem, cheguei acabada no final da prova completada em 44minutos, mas após alguns minutos a sensação de bem estar, superação, felicidade entre outras sensações é tão grande, que vale a pena!

Pesquisando e conversando com a Cris, descobri que quem causa esta sensação são as endorfinas, e que é esta mesma sensação que temos quando comemos chocolate. E eu chocólatra assumida, descobri que existe uma forma de potencializar a ação da endorfina pelo menos umas 10 vezes (através da corrida) e de quebra queimar várias calorias adicionais.
http://www.bancadigital.com.br/destak/reader/zomm.asp?pg=jornaldestak_417/16616

Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

0 comentários: