terça-feira, 25 de março de 2014

Jovem inovador cria tênis que carrega celular com os passos

Se isso for verdade e se concretizar, além de uma solução para energia elétrica, se achou uma solução para obesidade.

Tomara.

Victor Caputo, de EXAME.com

21/03/2014 15:53

São Paulo – Um garoto indiano de 17 anos inventou um gadget bem útil. Rajesh Adhikari desenvolveu, dentro da própria casa, um tênis que é capaz de carregar a bateria de um telefone. Ele usa apenas a energia gerada pelos passos de quem usa o tênis.

A ideia de Adhikari veio de um problema corriqueiro em sua cidade, Nainital, no norte da Índia. Em períodos de nevascas, não é difícil que a cidade fique completamente sem energia elétrica. Para permitir que seus conterrâneos carreguem a bateria do celular, ele pensou no tênis. Ele é completamente à prova d’água, para não trazer problemas de curto circuito.

A tecnologia ainda é primitiva. A saída do fio fica na parte externa do tênis. Na demonstração neste vídeo, Adhikari usa um fio curto, o faz com que o celular precise ficar perto do tênis.

Ainda no vídeo, Adhikari mostra que também é possível usar o tênis para fazer funcionar uma pequena lanterna. Isso deve ser útil para os mesmos apagões que a cidade presencia.

Adhikari está ambicioso com o projeto. O próximo passo, segundo ele, é conseguir desenvolver uma forma de carregar o celular sem usar cabos. Assim, seria possível que a energia chegasse até o celular mesmo com ele dentro do bolso.

0 comentários: