terça-feira, 6 de maio de 2014

Prof. Josilene de Estância - motivadora das atletas mirins

Eu sou muito observadora, percebo tudo a minha volta, às vezes consigo interagir e às vezes não.


Morar no Nordeste me mostra quanta diferença existe nesse nosso Brasil, essa prova que corri no último Domingo (vide depoimento aqui), deixa muito claro isso, pois enquanto a guarda-municipal da cidade estava impecavelmente trajada com uniformes novos, algumas crianças corriam descalças e eram deixadas sem acompanhamento de membros da organização na largada da prova. (mas essa parte triste da história é pra ser lida no depoimento (vide depoimento aqui).


De longe observei uma senhora com 6 crianças todas vestidas com a mesma camisa da Escola Júlio Leite, todas muito sorridentes...e isso me chamou a atenção, não sabia que na corrida de Estância ia ter um trajeto infantil.
 Vitória, Niviane, Elaine, Raquel, Nívea e Auana
Professora Josilene (de óculos)


 Gente dá uma olhada nesses sorrisos


Como aqui no Nordeste ainda é baixo o número de adeptas do sexo feminino em corridas de rua e ver 5 meninas (faixa etária 12 a 14 anos) sendo incentivadas a iniciar no esporte me deixou extasiada. Além disso a maioria por aqui acredita que não faz sentido correr se não for para ganhar. Quero ajudar a mudar essa mentalidade: Correr é saúde, é fazer amizades, é superação, é emoção.

Fui até a professora, me apresentei e falei que tinha um blog e tal e se poderia tirar fotos e entrevistá-las... muito sorridente e simpática a professora prontamente me atendeu e autorizou as fotos.

Seu nome é Joseane, já correu no passado, mas deixou de fazê-lo, pois sua vida era muito atribulada, como dona de casa, empregada doméstica e estudante universitária de Educação Física na Universidade não lhe restava muito tempo. Hoje já formada, deposita sua fé em suas alunas e as motiva a perseguir sucesso no esporte. Era a primeira corrida de todas elas, 04 iriam correr 03 km e uma delas iria correr 10.8Km.

Os pais autorizaram a participação na corrida, e a preocupação das meninas era nitidamente em ganhar o prêmio da prova, que era em dinheiro.

Não tinham um tênis adequado para correr, os tênis eram todos simples...sem amortecimento e gostaria de ajudá-las a ter um tênis que lhes proporcionasse mais conforto.

Pensei em iniciar um campanha para doar tênis para essas crianças, se alguém quiser e puder ajudar, me chame in box, elas calçam entre 35 e 37.

Claro que eu tirei foto com elas, quem sabe daqui dentre essas meninas, não estejam futuras campeãs olímpicas.

Meninas (Professora Josilene, Vitória, Niviane, Elaine, Raquel, Nívea e Auana) amei conhecê-las!!!Nunca desistam dos seus sonhos, eu acredito em vocês.


Gisele Késsia

1 comentários:

Bons Km disse...

Oi Gisele, parabéns novamente pelo reconhecimento ao trabalho dessa professora, transmita a minha afeição ao trabalho que ela vem desenvolvendo com essas meninas. Sobre a doação de tênis, recentemente fizemos um treino solidário aqui na minha cidade e os nossos amigos trouxeram tênis que estão em bom estado mas não usam mais, os tênis foram doados para crianças carentes começarem a correr. Foi muito legal.
Bons treinos
Bons km
Ju