sexta-feira, 16 de maio de 2008

42 Bons Motivos Para Correr...


Achei legal esta matéria, e resolvi postar pra vocês !

"São muitos os argumentos que lhe empurram para a corrida, desde a busca pela saúde física, mental, estética até à potência sexual

Com a ajuda de alguns profissionais, como o Dr. Antônio Sérgio Tebexreni, cardiologista do Check Up do laboratório Fleury, Carolina D′ Ávila, analista técnica do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo, e Patrícia Bertolucci, nutricionista proprietária da Consultoria Patrícia Bertolucci, elegemos 42 motivos para você largar de vez o sedentarismo e entrar de cabeça no maravilhoso mun¬do das corridas. Levante da cama e coloque um short e uma camiseta. Amarre os cadarços e foque seus objetivos!

1 - Fortaleça seu coração - A prática da corrida ajuda a melhorar a eficiência do coração como bomba, ou seja, agrega um volume maior de sangue ejetado com menor freqüência cardíaca, resultando na diminuição no número de batimentos.

2 – diminui o colesterol - correr diminui os níveis de LDL - o colesterol ruim - e ajuda a elevar o HDL, o colesterol bom. Isso ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias, evitando que as gorduras - os triglicérides e o LDL - se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.

3 - Evita doenças cardiovasculares - Evitando o acúmulo de gordura, conseqüentemente o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a arteriosclerose.

4- Equipamentos ao seu alcance - Um par de tênis, short e camiseta. Para as mulheres, também um sutiã firme, elástico de cabelos e nada mais. A corrida não exige muitos equipamentos para a sua prática. Portanto, o que está esperando?

5 - Transforme suas pernas em máquinas! - A musculatura da perna é bastante exigida durante a corrida. Resultado: Coxas firmes e panturrilhas saradas! Apesar de discreto, o aumento desta musculatura é evidente, nada que se compare a um treino de hipertrofia, é claro.

6 - Seco para mostrar os músculos - Claro que com a corrida você não ficará super ′bombado′, mas como o exer¬cício queima o excesso de gordura, a definição ficará clara.

7 - Ânimo! - Correr pela manhã pode ser uma boa pedida para encarar os desafios do dia. Isso acontece porque a corrida funciona como um despertador ao estimular a produção de endorfina, neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.

8 - Na rua? Corra! - Você só vai precisar ficar fechado em uma academia se quiser correr em uma esteira com a ajuda de um professor. Caso contrário, qualquer rua, parque ou avenida pode se transformar em um campo de treinamento. Isso sem falar que não é necessário abandonar seus hábitos quando estiver viajando. Praia? Areia batida é a melhor opção.

9 - Mesmo em casa - Correr na chuva pode ser gostoso, mas nem todo mundo gosta. Você pode também se prevenir num dia de chuva ou muito frio. É fácil levar a corrida para dentro de sua casa. Hoje, há diversas opções de esteiras de corrida para casa e o preço está cada vez mais acessível. Academia também é uma ótima opção.

10 - Aumente seu fôlego - A corrida é uma das atividades mais eficientes para aumentar a sua potência respiratória. Ao mexer o corpo, todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que funciona como um catalisador, transformando a glicose em energia. Com isso, os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico.

11 - Perca peso - Talvez este seja um dos benefícios mais almejados pelas pessoas. Afinal de contas, perder os quilinhos a mais que insistem em ficar armazenados no corpo seria muito bom. A corrida está no topo da lista de exercícios que queimam mais calorias. O valor exato desta perda varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o sexo de cada um, mas a média gira em torno de 500 calorias por hora.

12 - Previna doenças - A corrida, mais uma vez, sai na frente na lista dos exercícios benéficos à saúde, desta vez na prevenção de doenças. Estudos recentes afirmam que a prática deste exercício diminui o risco de doenças cardíacas, câncer do ovário ou de mama, distúrbios do sono. Ao correr, o indivíduo mantém o organismo ativo e não deixa que uma série de mecanismos metabólicos parem de funcionar. O corpo fica resistente aos ataques de agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos.

13 - Para ter maior apetite sexual - Está clara a relação cardiovascular com o desempenho sexual, tanto para homens como para as mulheres. Mas você pode dar uma ajudinha para sua parceira se tornar mais proativa. Como? Correr, como já vimos, aumenta a irrigação de sangue no corpo todo. Mais hormônios estimulantes na corrente circulatória gera maior apetite sexual.

14 - Aumenta a auto-estima - Correr aumenta a auto-confiança e a auto-estima. Você vai perceber isso ao completar os quilômetros corridos e ver que seu corpo pode muito mais. Imagine, então, ter a chance de completar uma maratona. Depois de cumprir esse desafio você perceberá que será mais fácil resolver os seus problemas.

15 - Organize seu tempo - Correr, além de trazer diversos benefícios à saúde, requer organização. Como o dia possui apenas 24 horas, e boa parte dele já está reservado para outras tarefas, aprenda a estipular um horário fixo para a corrida. Assim, você ganha em organização e dinamismo para o resto de seu dia.

16 - Caminho para o prazer - Se a ereção é conseguida com o preenchimento dos corpos cavernosos com sangue, esse procedimento está ligado ao coração, nossa bomba ejetora. A ejeção sistólica (contração máxima do músculo cardíaco) causa o preenchimento dos corpos cavernosos e, por conseqüência, a ereção. A quantidade e a qualidade propiciam uma maior ou menor ereção.

17 - Viva a democracia - Correr é uma atividade relativamente fácil e que não requer um tipo físico ideal. Quem está acima do peso só precisa de alguns cuidados para não sobrecarregar as articulações. O resultado também é um diferencial deste exercício. Correu 20 minutos ontem e já estava com a língua de fora? Pode apostar que na semana que vem estará correndo por meia hora sem maiores esforços.

18 - Diminua sintomas da TPM - Se a intensidade do exercício estiver adequada, a corrida pode reduzir os níveis da Tensão Pré-Menstrual por causa da liberação de hormônios responsáveis por ela.

19 - Disciplina - Motivos você tem de sobra para correr. Porém, para consegui-los, só com muita disciplina e força de vontade. Acordar cedo para correr, não perder treinos, evitar excessos nas bebidas, por exemplo, para agüentar o treino do dia seguinte são atitudes que moldarão o seu caráter. É a disciplina que você precisa em sua vida para ser bem sucedido.

20 - Serve contra o estresse - Correr produz endorfinas e encefalinas que reduzem a dor. Estes neurotransmissores inibem a transmissão da dor e geram um estado de tranqüilidade e prazer. Além disso, com batimentos cardíacos controlados surge o estado de bem-estar, que afeta diretamente a condição psicológica. A corrida passa a funcionar como um anti-estresse, um momento só seu para esquecer os problemas do dia-a-dia.

21 - De olho na cabeça - Para alguns corredores, o momento da corrida é aquele em que as mais brilhantes idéias surgem. Nem pense em parar para anotar! Este também é o momento também em que sua memória alcança índices maiores, já que a prática estimula suas habilidades mentais, conhecidas como funções cognitivas. No entanto, abandonar a corrida pode acarretar a perda de tais habilidades.

22 - Durma bem - Como a corrida proporciona um maior gasto energético, conseqüentemente o sono tende a melhorar. Pessoas muito agitadas podem optar por este esporte.

23 - Postura correta e relaxada - Quando se tem estresse, um dos sintomas claros é a tensão muscular. Isso toma maiores proporções quando não se pratica nenhuma atividade física. Normalmente, nossa postura é prejudicada por hábitos do dia-a-dia, em que geralmente ficamos sentados em uma mesa observando a tela de um computador. Relaxar não é apenas deitar no sofá e ouvir música clássica. O conceito ideal de relaxamento é o afrouxamento da regulação do sistema nervoso. Como a tensão mental se reflete na tensão muscular, correr relaxará seus músculos e, inclusive, pode melhorar sua postura.

24 - Amplie suas amizades - Por se tratar de um esporte altamente sociável, nada melhor do que conhecer pessoas novas! Tem gente que prefere correr sozinho, mas há corredores que abominam o exercício solitário e tendem a formar grupos em que um incentiva o outro, seja para acordar cedo, para enfrentar um terreno desafiador ou para percorrer mais um quilômetro a cada dia.

25 - Arrume um emprego - Isso mesmo! Aproveitando o gancho, use a corrida para expandir seu leque de possibilidades, seja para conseguir um novo emprego ou valorizar mais o seu próprio trabalho. As oportunidades podem estar correndo a seu lado.

26 - Encontre sua cara-metade - Praticar a corrida em grupos de amigos é o primeiro passo para aqueles que procuram o parceiro ideal. Afinal, sabe como é: freqüentar os mesmos lugares, ter o mesmo estilo de vida, os mesmos hábitos saudáveis...

27 - Esqueça seus problemas - Pesquisas recentes afirmam que as pessoas podem esquecer um pouco os problemas praticando atividades físicas. No caso da corrida, após definir seu corpo e chamar a atenção de todos ao redor, o único problema será controlar a quantidade de olhares à sua volta. Aproveite!

28 - Supere seus obstáculos - Na corrida, metas são sempre impostas pelos corredores. Aprenda a conviver com elas e colherá bons frutos na vida profissional.

29 - Mantém o equilíbrio - Seja na alimentação, no trabalho ou na vida pessoal, manter-se equilibrado traz resultados significativos para a sua vida, e nada melhor do que a corrida para você se acostumar com isso.

30 - Conheça novos lugares - Correr também pode ser útil para que você aumente sua bagagem cultural. Aproveite para conhecer lugares antes desconhecidos para você em meio aos quilômetros de sua corrida.

31 - Enxugue suas mágoas - A prática deste exercício exige muita concentração. O objetivo de alcançar sua meta é o que importa para você. Com isso, a corrida auxilia caso você tenha sofrido uma perda recente na família, ou, simplesmente, tenha tomado um pé na bunda

32 - Custo/benefício vantajoso - Além de praticar um excelente exercício físico, você estará gastando pouco por isso, além de ter a oportunidade de fazer novos amigos.

33 - Auto-conhecimento - Ao correr, podemos avaliar melhor o nosso próprio corpo, analisando quais as partes mais fortes e as que precisam de mais atenção, seja ela no fortalecimento muscular ou na procura de um médico. Além disso, traçamos limites particulares de acordo com as limitações de nosso organismo.

34 - Sem preconceitos - Correr é universal! A corrida pode ser praticada por indivíduos de qualquer raça, credo ou classe social.

35 - Novos hábitos alimentares - Agora que você começou a correr vai querer continuar com aquela alimentação à base de fast-food e refrigerantes? A corrida, além de queimar as calorias extras contidas nesses tipos de alimentos, auxilia na reeducação alimentar das pessoas.

36 - Turbine seu corpo! - Correr proporciona uma maior oxigenação nos tecidos, melhorando as funções vitais do organismo como um todo.

37 - Ossos feito rochas - Exercícios de impactos, quando bem orientados, promovem aumento da densidade óssea nos indivíduos adultos e idosos, diminuindo o risco de lesões por fraturas. Deve tomar cuidado, porém, quando já existir alguma patologia instalada, como osteoporose, por exemplo.

38 - Ganhe um bronzeado - Nos dias de calor e sol, além de malhar o corpo correndo, você terá a oportunidade de ganhar uma cor e arrasar no bronzeado. Sem contar os benefícios que o sol traz quando a exposição é feita de forma moderada.

39 - Viva a natureza - Não se limite apenas a correr nas academias ou na selva de pedra das grandes cidades. Há dezenas de parques e lugares lindos para você dar aquela corridinha e ainda sentir o poder da natureza.

40 - Diabetes? Nem pensar - A prática da corrida ajuda a prevenir e controlar o diabetes.

41 - Se contenha! - Pesquisas recentes afirmam que a prática da corrida ajuda a diminuir a ansiedade, trazendo mais tranqüilidade à sua vida.

42 - Misture-se com os atletas de elite - A corrida lhe oferece a única oportunidade de misturar-se a atletas de alto nível. Será difícil lutar com um campeão mundial de boxe ou então bater uma pelada com um craque da bola. Mas, durante o ano todo ocorrem corridas onde, além de você, estarão presentes corredores profissionais.
Por Rogério Lagos

E aí, convenci vocês ? Espero sinceramente que sim ! Bjks.

4 comentários:

Luiz F B disse...

Muiiiiito Bom!!!!!!!!!!!!!

Ricardo disse...

Concordo plenamente, ótima matéria. A corrida me proporcionou melhoras significativas, tanto pelo fato de afastar o sedentarismo, como na reeducação alimentação, e, desse modo, melhorou bastante a minha qualidade de vida.

jhonny disse...

muito bom me incentivo muito lendo essas perguntas nunca vou dexa de corre

Anônimo disse...

É viciante. O efeito da corrida pós treino é sensacional no corpo. Uma sensação de prazer e satisfação.