segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Qual é a diferença entre adrenalina e endorfina?

Uma é da caça; a outra, do caçador

por André Bernardo

ADRENALINA
O que é? - Hormônio produzido nas glândulas suprarrenais.
Quando age? - Em situações de estresse, como ameaça demissão ou salto de paraquedas, e de alerta, como ser pego por um assaltante ou ter sua maratona olímpica interrompida por um padre irlandês (ver foto ao lado).
Qual seu efeito? - Aumento da frequência cardíaca, tonificação muscular (para lutar ou fugir) e dilatação das pupilas (para avaliar o tamanho da roubada).
Vicia? - Não. Os "viciados em adrenalina" são, na verdade, dependentes psicológicos da sensação de perigo. E o corpo colabora: as descargas de adrenalina tendem a aumentar com a frequência.
Faz mal? - A longo prazo, pode causar até diabetes e hipertensão em quem tem predisposição a essas doenças.

ENDORFINA
O que é? - Neurotransmissor, produzido na glândula hipófise, na base do cérebro.
Quando age? - Em situações que despertam relaxamento ou bem-estar, como fazer sexo, devorar um pote de sorvete, praticar exercícios ou realizar tarefas árduas, como furar a segurança da Olimpíada e abalroar um maratonista brasileiro (ver foto ao lado).
Qual seu efeito? - Euforia e prazer. Quando não são atacados por fanáticos religiosos irlandeses, corredores costumam experimentar o runner’s high ("barato da corrida").
Vicia? - É possível que sim. Segundo especialistas, a irritabilidade comum aos atletas após muito tempo sem exercícios é sintoma da abstinência de endorfina.
Faz mal? - O que pode causar danos à saúde é a tentativa de liberar mais endorfina e exagerar nos exercícios. 

*Fonte: Revista Super Interessante

0 comentários: