terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Correndo debaixo do sol de rachar côco verde


Putz! Nunca esqueci quando vim morar em Aracaju e de cara me inscrevi para uma prova de 10 Km, coisa que já fazia com certa facilidade em SPaulo. 


Me inscrevi para uma corrida que iniciou as 08:00hs e quase morri. rsrsrsrs
O trajeto sem sombras de árvores, a pouca hidratação da prova e o principalmente o sol de rachar coco verde acabaram comigo e para não ficar feio acabei a prova de 5Km. 
Não subestimemos o nosso amigo sol...
Acho que as provas aqui no Nordeste deveriam iniciar umas 6:00hs da manhã e mesmo assim você não sendo da terra sofreria pacas.

Talvez os iniciantes fiquem mais vulneráveis a essa condição de estresse térmico, provavelmente pela pouca experiência em dosar o ritmo nessa situação. Os mais experientes provavelmente já erraram a dosagem do ritmo em algumas provas com condições estressantes, e agora estão mais espertos pois já entenderam que têm que tirar o pé mesmo. Vale lembrar que quanto maior for a massa corporal do corredor, maior é a carga carregada e mais calor o seu corpo gera, facilitando o superaquecimento. E com o passar dos anos, seu corpo tende a se tornar menos adaptável ao calor, reduzindo a capacidade de se resfriar com eficiência.
- Opte por uma corrida na trilha ou perto da água (essas superfícies absorvem menos o calor e lagos e rios oferecem momentos mais frescos).
- Reduza a intensidade do seu treino fazendo algumas caminhadas.
- Aposte em roupas que favoreçam a transpiração, opte por cores claras (pois absorvem menor quantidade de raios solares).
- Use viseira, seu corpo libera calor pela cabeça e um boné (que cobre o couro cabeludo) pode atrapalhar esse processo.
- Caso se encontre numa situação com pouca água e você tenha que escolher entre beber e jogar na cabeça, opte pela primeira opção, aposte na hidratação.
Fonte: Eu Atleta também no Instagram: @euatleta

0 comentários: