quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cãibra, cãimbra ou câimbra

Pôxa vida... seja como for que se escreve é uma dor descomunal e  comigo acontece logo depois que começo a correr.

Iniciou com maior frequência a um ano atrás e como eu estava com anemia, o médico me informou que o pouco oxigênio no sangue estaria causando as "maleditas".

Mas tratada a anemia e a continuidade das cãimbras me sinto frustrada, com raiva mesmo! Tem atrapalhado muuuito meus treinos! Que saco!!!

Queria voltar a correr com constância, sem alternar caminhada, mas não tenho conseguido. Hunf

Causas das câimbras

Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos pode ser provocada por:

1) Atividade física vigorosa (câimbra pode ocorrer durante ou após o esforço físico).

2) Desidratação (importante causa em idosos e em quem usa diuréticos).

3) Alterações hidreletrolíticas, principalmente depleção de cálcio e magnésio.

4) Gravidez (normalmente a câimbra é secundária a níveis baixos de magnésio).

5) Fratura óssea (como autoproteção, os músculos ao redor da lesão se contraem involuntariamente).

6) Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia.

7) Doenças neurológicas, como doença de Parkinson, doenças do neurônio motor ou doenças primárias dos músculos (miopatias).

8) Insuficiência venosa e varizes nas pernas (leia: VARIZES | Causas e Tratamento)

9) Longos períodos de inatividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo).

10) Alterações estruturais, como pé chato e o genu recurvatum (hiperextensão do joelho).

11)Hemodiálise.

12)- Cirrose hepática.

13)- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6 (leia: MITOS E VERDADES SOBRE VITAMINAS).

14) Anemia.

*Leia o texto original no site MD.Saúde:CÂIMBRAS | Causas e tratamento - MD.Saúde http://www.mdsaude.com

0 comentários: