segunda-feira, 7 de abril de 2008

GULA...o pecado de comer excessivamente e mais do que necessita.




As vezes me pergunto: "Será que tenho compulsão alimentar?"


Principalmente neste período menstrual, quando não consigo controlar o desejo de comer doces e tudo aquilo - que geralmente me privaria por não querer engordar, dias que batizei como “Semana Compensatória” , como tudo que tenho vontade e tudo em grande quantidade...


Resolvi ir atrás desta questão que tanto me incomoda...


Achei: “O Transtorno de Compulsão Alimentar é uma atitude alimentar caracterizada pela ocorrência de comer grandes quantidades de comida em intervalos curtos de tempo, sensação de perda de controle sobre o ato de comer e, em seguida, arrependimento de ter comido”.


É sinto isso...mais ainda não estou satisfeita com a questão...tenho ou não tenho ?


Acho que agora sim...”Muitas pessoas acham que tem compulsão alimentar por consumir doces em excesso, guloseimas, por desejarem consumir pão à noite, etc. Isto não é caracterizado como compulsão alimentar, ou transtorno compulsivo alimentar periódico. Sentir vontade de comer 1 pedaço de torta de chocolate e até repetir este pedaço é um momento que todos tem o direito de fazer, de vez em quando, sem culpas, mas no comer compulsivo a pessoa não consome apenas isso, mas vários outros alimentos e em quantidades enormes, não mastiga direito, não sente o gosto do que está comendo, não consegue parar de comer, mesmo já estando saciada e em período pequeno de tempo.”


E a gente fica mesmo louca com este negócio de regime, regime e regime!!!Só pensa nisso o mês inteiro, será que nem mesmo na minha TPM posso dar uma escorregadinha sem culpas ? Uma “voizinha” chata lá no fundo fala: “Se você já estivesse no seu peso ideal, não teria problema nenhum, mas diante deste fato...penso que o ideal seria você se controlar!” – é fácil falar, né ? É sou uma fraca mesmo !!



Crédito: Milena Lima -Nutricionista e Wikipédia

1 comentários:

Gisele disse...

Cris, não se culpe!Vc encontrará o equilibrio.

Lembra que eu vivia falando para vc que eu nunca faria dieta?

Pois se eu que achei que nunca conseguiria, imagina vc que é guerreira! Agora confesso não sei se o Dr. Cyro não estivesse me acompanhando se conseguiria resistir aos chocolates! E olha que eu venho resistindo bem!