terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Medicina Ayurvédica - Doshas

Eu gosto de compartilhar o que aprendo...e sendo assim: Estava pesquisando sobre medicina ayurvédica (Índia) no que diz respeito a óleos essenciais e o bem estar que as massagens com eles provocam e me deparei com alguns conceitos que estou digerindo e não poderia deixar de compartilhar com vocês.


Um deles são os doshas, que representariam quais são as forças no nosso corpo que mais facilmente se desequilibram e o que fazer para equilibrá-los. São três os doshas: Vata, Pitta e Kapha, somos um mix desses doshas, mas tem um deles que tem maior impacto na nossa vida e quando conseguimos identificá-lo conseguimos equilibrado e trazer maior bem estar para nossa vida. O reestabelecimento do equilíbrio original dos doshas da pessoa, segundo esta medicina será por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.


O meu dosha predominante é o Pitta, fiz um teste simples na internet para descobrir, e achei interessante, se você quiser descobrir o seu CLIQUE AQUI.



Dosha" é uma palavra sânscrita que significa "culpa" ou "transgressão". Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir "Dosha" como as "forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram". Através dele é possível a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com a milenar Medicina Ayurvédica.

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas características determinantes. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença. 

O reestabelecimento do equilíbrio original dos doshas da pessoa, segundo esta medicina será por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.

Vata significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" (e do espaço). Vata não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás". Vata é o dosha formado pelos elementos ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.


Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Pitta não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido". Pitta é o dosha formado pelos elementos fogo e água. Suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.


Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" (e terra). Kapha não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco". Kapha é o dosha formado pelos elementos água e terra. Suas características são úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.


Cada um de nós é resultante da combinação destes 3 Doshas. Ao tempo da concepção, a Natureza decide a permutação - combinação de Doshas, dentro de cada um de nós. Isto é que faz de cada um de nós, um ser único. 


Os Doshas têm:

• Traços físicos que se traduzem nas descrições físicas da pessoa, por exemplo, altura, compleição, olhos, etc.; 
• Traços mentais e comportamentais que se traduzem na espécie de pessoa que nós somos, como dormimos, sonhamos e pensamos; como reagimos a situações externas, nossas forças e fragilidades emocionais, nossa atitude com relação a dinheiro - se somos gastadores, avarentos ou administradores de dinheiro; 
• Traços intelectuais que se traduzem em se somos pensadores e sonhadores, designers e planejadores ou pessoas silenciosas que trabalham com afinco e trabalhadores sólidos; 
• Doenças e traços que são responsáveis pelo fato de diferentes espécies de clima, alimento, meio-ambiente serem benéficos ou danosos a nós. 
Tudo isto a Mãe natureza decide na hora de nossa concepção e durante o período que passamos no útero materno. Assim, é importante compreender nossa constituição de forma a tornar-nos consciente de nossas forças e nossa predisposição interna para certas doenças e padrões negativos de procedimento. Este é nosso "Prakriti" - nossa Natureza. 
Os Doshas podem ser controlados através dos 6 sabores - salgado, picante, adstringente, amargo, doce e azedo. Estes sabores podem agravar e pacificar diferentes Doshas. Com este conhecimento nós estamos capacitados a prevenir doenças, curar a nós mesmos e compreender melhor nossas relações interpessoais. 

*Fonte (http://somostodosum.ig.com.br)

1 comentários:

Alex Cysne disse...

help...tu postou e eu não recebi aviso...faça um passoapasso para analfabetonet, só assim conseguirei. atualizei o calendário, parece que teremos a volta da summer em fev. paz